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PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DE PROFESSORES, ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI


 
 
PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES,
ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI
I – DIMENSÃO
POLÍTICO-PEDAGÓGICA
    
    1.1 PAUTA
Geral DO IFPI
  • Garantia da participação dos professores no
    planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam transformados 
    em espaço de debate sobre os problemas, desafios e perspectivas da instituição;
  • Realização de fórum de discussão para definição de
    cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos
    níveis e modalidades de ensino do IFPI.
  • Garantir a ampla divulgação e a aplicação rigorosa
    da Resolução que normatiza a distribuição da carga horária dos professores;
  • Garantir que os professores ministrem somente
    disciplinas dentro de sua competência específica;
  • Implementação e funcionamento regular dos
    Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais,
    dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos;
  • Reformulação da organização didática do IFPI –
    construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade
    (professores, estudantes e técnicos);
  • Criação de Coordenações organizadas por áreas do
    conhecimento e do Ensino Médio Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação;
  • Funcionamento efetivo do Conselho de Classe, em
    reuniões bimestrais, como estabelece a Organização Didática;
  • Garantia de construção de um plano de capacitação
    dos professores para o uso de Novas Tecnologias, em cada campus e com oferta regular.
  • Construção de um plano de formação continuada para
    os professores do IFPI;
  • Constituição de um grupo de trabalho para
    realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos
    estudantes do IFPI;
  • Implementação de um plano de divulgação permanente
    sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a comunidade;
  • Instalação de sistemas de som em todos os campi,
    utilizando-o com finalidades pedagógicas.
  • Ampliação da oferta de MINTER’s e DINTER’s,
    possibilitando o afastamento dos professores para cursarem Mestrado/ Doutorado.



     1.2 – PAUTAs
locais

DOS CAMPI
       1.2.1
TERESINA-CENTRAL
  • Garantir autonomia
    para a equipe pedagógica do campus Teresina Centralpara
    que a equipe oriente a ação pedagógica da Instituição;
  • Garantia do
    funcionamento integral da biblioteca aos sábados e no período das férias;
  • critérios
    públicos e democráticos, bem como a priorização da dimensão pedagógica dessa
    atividade.
     1.2.2 TERESINA-ZONA SUL
  • Fortalecimento do caráter avaliativo dos Encontros
    Educacionais em relação ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior,
    produzindo diagnósticos e perspectivas para o ano letivo iniciado pelo
    Encontro.
  • Construção  da programação do Encontro
    Educacional também a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação
    Pedagógica.
  • Aquisição de Kit’s
    didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia.
  • Contratação de novos professores efetivos de
    Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de
    dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
    Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio;
  • Contratação de um professor efetivo de Espanhol
    para o campus.
    1.2.3
FLORIANO
  • Discussão da Organização Didática com adaptação às peculiaridades do Campus.
  • Planejamento dos programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e
    Doutorado) que contemple a atual demanda de professores do Campus Floriano, estabelecendo critérios de seleção, prioridades e
    liberação dos professores para tais capacitações;
  • Criação de uma comissão para analise dos processos de liberação para
    qualificações.
  • Garantir a contratação de professores substitutos para que as
    capacitações ocorram de maneira satisfatória sem prejuízo do ensino e das
    demais atividades;
  • Rediscussão da avaliação de recuperação paralela em turno contrário
    abordando as implicações trabalhistas, no que diz respeito ao trabalho em três
    turnos.
  • Rediscussão do ocorrência das aulas em turno contrário no que diz
    respeito aos horários de fim do turno matutino e início do turno vespertino,
    que restringe a apenas 01 hora o tempo disponível para almoço de professores e
    alunos, situação bastante  denunciada por
    ambas as classes.
  • Rediscutir o uso
    livros velhos no campus. Além da
    qualidade dos livros se questionou a independência do campus na escolha dos livros didáticos a serem adotados.
  • Discussão sobre o
    Desmembramento do Código INEP.
  • Desmembramento
    Código INEP geral do IFPI do
    específico para o Campus de Floriano
    – para conhecimento do desempenho e qualidade de ensino do campus – poder de decisão na escolha de livros
Ensino Superior
  • Mais professores
    efetivos no campus visando solucionar
    a situação atual do curso de Biologia.
  • Regulamentação do
    TCC através da elaboração de normas que definam modelos, padrões e prazos.
  • Realização da
    prática de docência dos cursos de licenciatura (Matemática e Biologia) no
    próprio campus.
    1.2.4
PARNAÍBA
  • Critérios objetivos para distribuição de
    horário entre os professores;
  • Discussão das ementas das disciplinas nos
    colegiados dos cursos;
  • Construção de um plano de formação continuada
    para os professores do IFPI.
1.2.5 PIRIPIRI
  • Garantir
    a autonomia do Campus na definição da
    oferta dos cursos a serem ofertados;
  • Ofertar
    cursos superiores em outros horários;
  • Ofertar
    cursos superiores em outras áreas;
  • Assegurar
    a participação dos professores em todas as fases de elaboração da oferta de
    novos cursos (pesquisa, definição da oferta e elaboração do projeto
    político-pedagógico);
  • Atualização
    dos projetos dos cursos ofertados hoje pelo campus;
  •  Implantação
    de laboratórios de Física, Química, Matemática e Biologia;
  • Atualização
    e ampliação do acervo da biblioteca;
  • Realização
    de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a
    comunidade.
    1.2.6
ANGICAL
  • Garantir as condições necessárias para realização
    de aulas práticas alunos dos cursos médios integrados, visto que os alunos do
    3º ano de Administração jamais tiveram aulas práticas.
  • Encontros
    pedagógicos com pautas claras e objetivas, divulgadas antecipadamente.
  • Realização
    de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a
    comunidade.
1.2.7 PICOS (*)
1.2.8 PAULISTANA (*)
1.2.9 CORRENTE (*)
1.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
1.2.11 URUÇUÍ (*)
II – DIMENSÃO DA
INFRAESTRUTURA
    2.1 PAUTA
Geral DO IFPI
  • Ampliação do acervo da Biblioteca por áreas de
    conhecimento e modalidades de ensino em todos os campi do IFPI;
  • Garantia do controle dos fatores determinantes das
    condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem
    qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
    como a implantação da remuneração das mesmas;
  • Implantação de
    salas de trabalho para os professores agrupadas por núcleos
    disciplinares
    , destinadas ao estudo, orientações, pesquisas,
    planejamento de ensino e demais atividades extra-classe;
  • Condições adequadas de funcionamento dos novos
    cursos, especialmente nos campi do
    interior, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade, seu
    trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da
    indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa
    no IFPI, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores
    administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento
    eficiente de projetos e convênios;
  • Implantação de um Sistema de segurança
    para todos os campi do IFPI.
    2.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
       2.2.1
TERESINA-CENTRAL
  • Disponibilidade de sala para funcionamento das
    monitorias dos diversos cursos;
  • Estruturação dos laboratórios dos cursos
    (contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
  • Construção de banheiros para professores(as) em
    cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos. 
  • Ampliação do estacionamento do campus Teresina Central;
  • Condições de funcionamento para as atividades
    acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
    (ampliação do horário de funcionamento da biblioteca,  funcionamento do
    refeitório no horário noturno);
  • Ampliação do número de refeições servidas no
    refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
    privilégio na fila do refeitório;
  • Garantia de laboratórios equipados e específicos
    para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e
    Botânica, Informática, etc.
  • Garantia de Laboratório de Informática para os
    alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
    etc.
  • Ampliação do acervo de livros da biblioteca central
    do IFPI;
  • Reforma imediata das salas de aula do Prédio C do campus Teresina Central, visto que as
    mesmas estão funcionando com fios desencapados;
  •  Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C do campus Teresina Central, com garantia de
    preços acessíveis aos estudantes do IFPI;
  •  Imediata reativação do serviço de reprodução de
    textos no IFPI (cópias).
   2.2.2 TERESINA-ZONA SUL
  • Construção de um espaço de convivência para os
    alunos do Campus Teresina Zona Sul.
  • Construção de um auditório adequado às demandas do Campus.
  • Construção de banheiros privativos para os
    professores, com chuveiros e estrutura adequada à permanência na instituição.
  • Construção de um novo prédio no do Campus Teresina Zona Sul, que atenda às
    crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas
    no Campus.
  • Cobertura do estacionamento do Campus Teresina Zona Sul.
  • Melhoria da infraestrutura da rede de informática
    do Campus Teresina Zona Sul.
  • Destinação de um Laboratório de Informática
    exclusivo para o curso de Licenciatura Plena em Informática do Campus Teresina Zona Sul.
  • Melhoria na logística de compras (equipamentos,
    utensílios, insumos);
  • Reforma do laboratório de Cozinha (sistema de
    refrigeração, hidráulico, elétrico, gás);
  • Construção de laboratório para a área de Cozinha
    que atenda a grande  demanda atual (08
    turmas regulares, programa Mulheres Mil, PRONATEC e CERTIFIC).
  • Contratação de mais um motorista para o campus.
  • Implantação de uma academia de ginástica para os
    servidores do campus.
  • Atualização do link
    do Campus Teresina-Zona Sul no site
    do IFPI.
   2.2.3
FLORIANO
  • Troca imediata das lousas e carteiras das salas de aulas do IFPI – Campus Floriano. Os alunos reivindicam
    que estas mudanças aconteçam o mais breve possível em virtude de as lousas
    estarem em mau estado de conservação, o que prejudica a aula e de as carteiras
    serem completamente inadequadas a jovens e adultos.
  • Implantação, Reestruturação e Ampliação de Laboratórios.
  • Adaptação dos laboratórios de informática para o uso de notebooks,
    situação já bastante frequente no campus.
    Laboratório específico para Redes e Manutenção.
  • Laboratório específico para o curso de Matemática. Com computadores
    disponíveis para a implementação de estudos mais avançados.
  • Desbloqueio imediato da banda de internet da Escola à páginas de redes
    sociais e repositórios de vídeos, no caso, Youtube. Esta reivindicação foi
    também fortemente defendida pelo C.A. de TADS.
  • Mudanças na rede de internet da instituição para que contemple todos os
    ambientes da instituição.
  • Ampliação do número de computadores, na biblioteca, para uso da
    comunidade em geral.
  • Construção de Canteiro de Obras para o Curso de Edificações.
  • Aquisição de ônibus adequado para viagens técnicas. Os ônibus do campus são do tipo coletivo e deveriam
    ser usados para transporte dos alunos das várias regiões da cidade para aulas e
    atividades da escola, sendo seu uso apenas dentro do município.
  • Transporte gratuito para os alunos do Campus.
   2.2.4 PARNAÍBA
  • Implantação de salas de trabalho para os
    professores (estudo, orientação, pesquisas, planejamento…);
  • Estruturação dos laboratórios dos cursos
    (contratação de pessoal técnico responsável, material necessário);
  • Garantia do controle dos fatores
    determinantes das condições de insalubridade, periculosidade e que representem
    qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
    como a implantação da remuneração das mesmas;
  • Condições adequadas de funcionamento dos
    novos cursos, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade,
    seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da
    indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Instalação de uma impressora na sala dos
    professores, programada com um número específico de cópias mensais para cada
    professor.
       
2.2.5 PIRIPIRI
  • Fazer o isolamento acústico do auditório e da
    biblioteca;
  • Disponibilizar mais um micro-ônibus para o campus;
  • Possibilitar o funcionamento do refeitório no
    período noturno;
  • Garantir a constante presença do médico e do
    enfermeiro no campus;
  • Assegurar a gratuidade dos serviços
    odontológicos;
  • Disponibilizar uma ambulância para o campus;
  • Efetivar a concessão do auxílio transporte.
       2.2.6 ANGICAL
  • Aumento  do número de salas de aulas
    disponíveis no contraturno (tarde) para realização de atividades de ensino
    e aprendizagens com os estudantes do campus.
  • Construção de laboratórios de informática que com
    capacidade para uma turma de alunos completa, visto que atualmente as condições
    de funcionamento não favorece o processo de ensino e aprendizagem.
  • Finalização urgente das obras dos laboratórios de
    Química e Física;
  • Antecipar a construção dos espaços necessários para
    implantação dos laboratórios do curso Técnico em Alimentos.
  • Expansão da Capacidade da internet
  • Garantir o funcionamento do Refeitório o período
    diurno, com almoço e noturno com o Jantar.
  •  Melhorar a qualidade nutricional da 
    alimentação servida no refeitório.
  • garantir a construção e efetivo funcionamento dos
    laboratórios dos cursos de licenciaturas do campus.
  • Salas
    de estudo individualizadas para professores
  • Montagem
    dos laboratórios;
  • Garantir
    a permanência dos alunos no refeitório enquanto não for construída uma área de
    convivência para os alunos do campus.
2.2.7 PICOS
  • Melhora
    da infraestrutura de  TI envolvendo os seguintes pontos:
a.  
Cronograma
realista  da implantação do novo sistema Acadêmico, para finalmente
sairmos da idade da pedra;
b.  
Disponibilização
de impressora  para sala dos professores;
c.   
Fim
da censura a sites da Internet, para
professores, que dificulta o acesso a arquivos e vídeos e programas, pois os
professores necessitam deste tipo de material para suas aulas. Neste sentido, o
responsável pela parte de TI do instituo poderia um controle de acesso que
permitiria acessos diferenciados para alunos e professores;
d.  
Pontos
de acesso wireless (Hotspots) que
cubram todas as salas de aula pelo menos.
  • Melhoria
    da qualidade das refeições servidas no restaurante comunitário (não é só por
    que é gratuito ou de baixo preço que deve ser ruim);
2.2.8 PAULISTANA (*)
    2.2.9
CORRENTE (*)
    2.2.10
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
    2.2.11
URUÇUÍ (*)
III – DIMENSÃO DA
GESTÃO

3.1 PAUTA
Geral

DO IFPI
  • Realização de reuniões com os chefes de
    departamentos, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da
    instituição;
  • Realização de Concurso Público imediato para
    contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
    várias disciplinas sem professores/as e de professores que estejam com a carga
    horária sobrecarregada;
  • Contratação de professores substitutos
    limitada às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de
    professor na carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou
    demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente,
    licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
  • Implementação da Lei que obriga a presença das
    disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio, em todos os campi do IFPI;
  • Contratação de novos professores efetivos de
    Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de
    dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
    Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio;
  • Garantir a Constituição de um Fórum de Discussão
    sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI;
  • Regulamentar a forma de participação de
    professores, alunos e técnico-administrativos em eventos científicos, culturais
    e esportivos, estabelecendo critérios públicos, democráticos e isonômicos para
    a concessão de passagens e diárias.
  • Construção de um plano de capacitação para a
    Pós-graduação dos professores, de forma democrática, com a participação da
    representação dos professores.
3.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
   3.2.1 TERESINA-CENTRAL
  • Realização de Concursos Públicos específicos para
    as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros Institutos
    Federais, caso do  IFMA;
  • Realização de Concurso Público imediato para
    contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
    várias disciplinas sem professores/as;
  • Definição democrática de critérios públicos para a
    distribuição interna de recursos e de cargos;
  • Criação de um Conselho de Pós-Graduação para
    avaliar e deliberar sobre os cursos de Pós-Graduação do IFPI.
   3.3.2 TERESINA-ZONA
SUL
  •  Realização de um encontro dos setores administrativos a cada início de
    semestre, destinado ao planejamento estratégico e à socialização das
    atribuições de cada um dos setores, para uma comunicação e integração eficiente
    das atividades administrativas
  • Contratação de servidores técnico-administrativos
    para suprir as carências em diversos setores (assistente de biblioteca,
    assistente de alunos, médico, dentista, laboratoristas e informática,
    panificação e saneamento).
  • Criação de um plano de capacitação para os
    servidores técnico-administrativos
   3.3.3 FLORIANO
  • Realização de reuniões periódicas entre os departamentos do setor
    administrativo e a comunidade acadêmica, para a discussão dos problemas do campus.
  • Planejamento da liberação/participação de professores em eventos locais
    e nacionais, ou internacionais como congressos, fóruns e outros que contribuam
    para a qualificação e atualização do professor.
  • Lei de Transparência – publicidade dos atos da reitoria e direção geral,
    sendo estes publicados em meios eletrônicos e em diários oficiais disponíveis.
  •  Aprimoramento da comunicação interna do Campus relativa a realização de eventos, atividades de extensão e
    informes de modo geral.
   3.3.4 PARNAÍBA
  • Definição democrática de critérios públicos
    para a distribuição interna de recursos e de cargos;
  • Levantamento dos eventos científicos, por áreas
    dos cursos do IFPI, no início do ano, bem como o estabelecimento de critérios
    democráticos e públicos para participação dos professores nesses eventos.
  • Consultar os professores para o preenchimento
    das vagas de diretor de ensino e diretor administrativo;
   3.3.5 PIRIPIRI
  • ·       
    Assegurar recursos próprios e autonomia para
    os projetos de extensão;
   3.3.6 ANGICAL
  • Critérios
    públicos e democráticos para a distribuição das diárias;
  • Prestação
    de contas pública dos gastos do campus.
  • Maior divulgação, por parte da Direção, das
    decisões tomadas o campus,
  • Diminuição da burocracia para que os professores,
    técnicos e estudantes possam participar de eventos representando o campus.
  • Definição de critérios públicos, democráticos e
    transparentes para a liberação de diárias para viabilizar a participação de
    professores, estudantes e técnicos em eventos científicos.
  • Realização de reunião com Administração superior do
    IFPI para tratar dos graves problemas do curso de informática
  • Contratação de mais professores  para os cursos
    de licenciatura Física e Matemática.
   3.3.7 PICOS
  • Regras claras para que os professores possam ter
    acesso a diárias quando necessitarem se qualificar em cursos e congressos e
    eventos em geral;
  • Regras para afastamento de professores quando
    cursarem mestrados e doutorados;
  • Clareza nos critérios para indicação de chefias (é
    por indicação política ou mérito);
3.3.8   PAULISTANA (*)
3.3.9   CORRENTE (*)
3.3.10 
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
    3.3.11
URUÇUÍ (*)
IV – DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
    4.1 PAUTA Geral DO IFPI
  • Garantia de que o caráter público do Instituto
    Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da
    atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento
    e do regramento das relações de trabalho;
  • Instituição, Democratização e Valorização dos
    colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida
    acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em
    estágio probatório e os dos campi do
    interior;
  • Definição de normas institucionais (estatuto,
    regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe
    toda a comunidade envolvida;
  • Escolha democrática, por meio de eleições direta
    com voto universal para  todos os cargos direção do IFPI (reitor,
    diretores geral e de ensino coordenadores  dos cursos, chefes de
    departamentos,  etc), com  garantia de respeito aos resultados dos
    processos eleitorais;
  • Garantia do direito de divergir e o fim das
    práticas de perseguição aos professores e estudantes  que se posicionam na
    luta em defesa da educação pública.
  • Combate ao assédio moral, causa crescente de
    doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua
    ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
  • Realização de fóruns de discussão para definição da
    implantação de novos cursos no IFPI;
  • Cumprimento
    rigoroso dos editais de remoção de professores e técnicos, em conformidade
    com  normas específicas que tratam da questão e com critérios públicos e
    democráticos.
4.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
   4.2.1 TERESINA-CENTRAL
   4.2.2 TERESINA-ZONA
SUL
  • Garantia da realização de eleições diretas para a
    Direção Geral do Campus Teresina Zona
    Sul.
  • Eleições para Coordenadores dos Cursos/ Eixos
    Tecnológicos.
  
4.2.3 FLORIANO
  • Escolha democrática, por meio de
    eleição direta, de todos os cargos de coordenação de curso e diretoria de
    ensino do IFPI, pois estes tem ligação direta com a comunidade acadêmica.
  • Definição de regras claras e que haja transparência na contemplação de
    projetos para viagens técnicas.
  • Discussão democrática no uso e na distribuição dos recursos financeiros.
   4.2.4 PARNAÍBA
   4.2.5 PIRIPIRI
  • Assegurar a escolha democrática, por meio de
    eleições, para todos os cargos e funções do campus;
  • Garantir a clareza nos critérios de nomeação
    das bancas avaliadoras de concursos, bem como a rotatividade dos seus membros;
   4.2.6 ANGICAL (*)
   4.2.7 PICOS (*)
   4.2.8 PAULISTANA (*)
   4.2.9 CORRENTE (*)
   4.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
   4.2.11 URUÇUÍ (*)
V – DIMENSÃO DAS
RELAÇÕES DE TRABALHO
5.1 PAUTA Geral DO IFPI
  • Garantia das condições adequadas para que o
    exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da
    indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão
    unitário de qualidade;
  •  Eliminação de todas as formas de precarização do trabalho
    docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em sala de
    aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas quantitativas,
    posto que descaracterizam a carreira e prejudicam a qualidade do trabalho
    docente;
  • Impedimento de qualquer tipo de contrato precário
    de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência de
    responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou
    técnicos-administrativos;
  • Garantir transparência na divulgação das ações
    administrativas em todas as instâncias do IFPI, divulgando eficazmente as
    informações para que toda a comunidade possa conhecer e se posicionar sobre as
    diversas questões que envolvem a administração da instituição.
  • Permanência efetiva dos Diretores Gerais dos campi do IFPI no interior, como forma de
    garantir o pleno acompanhamento das atividades e dos problemas cotidianos
    destes campi, podendo assim agilizar
    o atendimento das demandas da comunidade escolar.
5.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
   5.2.1 TERESINA-CENTRAL (*)
   5.2.2 TERESINA-ZONA
SUL (*)
   5.2.3 FLORIANO (*)
   5.2.4 PARNAÍBA (*)
       5.3.5 PIRIPIRI (*)
 Valorizar
o professor na estrutura organizacional interna do campus;
   5.2.6 ANGICAL (*)
       5.2.7 PICOS (*)
       5.2.8 PAULISTANA (*)
       5.2.9 CORRENTE  (*)  
   5.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
       5.2.11 URUÇUÍ (*)
              

PAUTA LOCAL DOS
ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-CENTRAL
REFEITÓRIO
  • Contratação
    de funcionários para organizar a fila no horário do almoço e também para
    melhoria da prestação do serviço;
  • Estabelecimento
    do horário diário do almoço para as 11h30;
  • Acabar
    com privilégios na fila, tanto por parte de alunos bem como de servidores.
    Sugere-se o atendimento proporcional (X número de servidores para Y número de
    alunos);
  • Serviço
    de jantar a partir das 17h30, tendo em vista que muitos estudantes têm jornadas
    duplas ou triplas de trabalho e estudo, e esta já é uma reivindicação de muito
    tempo dos mesmos.
LANCHONETE
  • Reativação
    da lanchonete no térreo do prédio C.
COPIADORAS
  • Reativação
    do serviço de copiadoras a preço de custo e/ou preço no nível de mercado;
  • Bolsa
    de auxílio Xerox.
LABORATÓRIOS
  • Reforma
    imediata dos laboratórios;
  • Ativação
    dos laboratórios já existentes e que não estão em funcionamento;
  • Manutenção
    contínua e equipamentos modernos, de acordo com os avanços tecnológicos de cada
    área de estudo do IFPI.
BIBLIOTECA
  • Aumento
    do acervo de livros;
  • Implantação
    do serviço de biblioteca multimídia;
  • Funcionamento
    da biblioteca nas férias, pelo menos nos horários da manhã e tarde.
POLÍTICO-PEDAGÓGICO
  • Contratação
    de mais professores efetivos;
  • Reformulação
    e análise da organização didática com a participação de todos os segmentos que compõem
    a comunidade acadêmica;
  • Contratação
    de bolsistas em regime de estágio;
  • Bolsa
    permanência;
  • Garantia
    de ônibus para encontros dos estudantes sem restrição de quilometragem;
  • Transporte
    para eventos acadêmicos com financiamento pelo IFPI;
  • Acesso
    à internet de qualidade a todos
DEMOCRATIZAÇÃO
  • Eleições
    para coordenador de curso com paridade entre professores, técnicos e alunos ou
    voto universal;
  • Eleições
    diretas para reitor e diretor de campus com voto universal;
  • Reuniões
    bimestrais do Conselho de Classe com a presença dos representantes de turma.
PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-ZONA SUL
GERAIS
  • Ampliação do Campus com a construção do Auditório,
    área de convivência, mais salas, visto que o campus não dispõe de espaços para a realização das mais variadas
    atividades acadêmicas;
  • Melhorias no setor
    de saúde do Campus, uma vez que não
    há espaço suficiente para um bom atendimento ao corpo discente;
  • Adequação dos
    laboratórios, tendo em vista a falta de manutenção e materiais para o
    funcionamento dos mesmos;
  • Aprimoramento e
    ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento
    tecnológico;
  • Criação de
    oficinas com intuito de promover uma maior fixação dos conhecimentos adquiridos
    em sala;
  • Substituição das
    carteiras por outras mais confortáveis e ergonomicamente adequadas aos alunos;
  • Implementação de
    uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios:
    moradia/alojamento estudantil, auxilio transporte, bolsa trabalho, bandejão
    gratuito em todos os campi do IFPI,
    creche em todos os campi.
ESPECÍFICAS
  • Aulas de
    aprofundamento;
  • Implantação de
    simulados mensais bem como a preparação dos alunos para provas, concursos,
    vestibulares e ENEM;
  • Retorno dos
    Laboratórios de Redação, excluídos das atividades acadêmicas pela falta de
    espaço par a realização dos mesmos;
  • Criação do
    Laboratório de Física;
  • Semana de
    tecnologia da construção, exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos
    pelos alunos em conjunto com professores.
  • Criação de um
    departamento de engenharia onde alunos e professores poderão desenvolver juntos
    os projetos de infraestrutura do Campus.
  • Semana de
    tecnologia na área de Saneamento para melhor compreensão dos conhecimentos
    adquiridos em sala;
  • Atualização dos softwares específicos para cada curso.
* OBSERVAÇÃO:
Os itens da pauta em que o espaço de um ou mais campi permance em branco devem-se à convergência da pauta daquele campus com a pauta geral do IFPI ou ao não envio da pauta local pelo campus .
SINDIFPI – SINDICATO DOS DOCENTES DO IFPI – FILIADO AO ANDES-SINDICATO NACIONAL E À CSP-CONLUTAS/CENTRAL SINDICAL E POPULAR

0 comentário em “PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DE PROFESSORES, ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI”

  1. Na parte de infraestrutura o Campus Angical Está precisando de uma pintura sendo que está descascando, as maçanetas estão danificadas que ocasionaram situações constrangedoras nos estudantes deixando-os presos nas salas de aula, precisa-se de uma otro médico pois há apenas um que não está disponivel(carga horaria de 20 h) em todos os dias da semana, alem de uma área de convivencia. Necessita-se de aparelhos odontologicos para o pleno funcionamento do serviço de odontologia.

  2. Nós gostaríamos que na assembléia tivéssemos optado em permanecer na greve enquanto o Comando Nacional de Greve-CNG tentava alguma coisa pelo Congresso Nacional. E esperando o CNG estabelecer os dias da saída (a saída unificada, antiga tática chinesa de guerra!). Em nossa avaliação, esperávamos de dez a vinte dias para isto. Entretanto, o CNG resolveu antecipar a saída para o período 17/09-21/09 de 2012. Não entendi o motivo, só sei que os jornais estão noticiando um dinheirão para as forças armadas e, para os militares, um reajuste de 30%. É muito justo, pois, tal como nós, estão em defasagem. Mas… E nós?

    Voltando à greve. Antes da assembléia, o que lemos no sítio do ANDES-SN recomendava a continuação e, esta coerência, era o que gostaríamos de manter. No entanto, como Deus às vezes escreve certo por linhas tortas (ou o caos possui sua ordem, para os ateus!), a decisão do CNG restabeleceu a coerência e a unanimidade fática das vontades manifestadas de todos os professores que participaram daquela assembléia. Seremos os últimos a sair da greve. Isto é bom e prova o que sempre dissemos: este sindicato nasceu mais revolucionário que o próprio ANDES-SN. Afinal, está escrito na sua ata de fundação, a qual escrevemos com a própria munheca, que ele pode ir além do ANDES-SN, mas, jamais, ficar aquém deste.

    Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Presidente Fundador do SINDIFPI.

  3. Perfeita a sua reivindicação, Marcos Jr. Não podemos "relaxar" em relação às coisas importantíssimas do dia-a-dia. Quando fui presidente do sindicato tive a sua mesma preocupação em relação ao serviço médico que, às vezes, não funcionava em certos horários, mormente aos sábados. Briguei até por latrinas nos pavimentos, caro colega.

    Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Professor do "campus" Teresina Central/IFPI.

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