PAUTA LOCAL DE REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES,
ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI
ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO IFPI
I – DIMENSÃO
POLÍTICO-PEDAGÓGICA
POLÍTICO-PEDAGÓGICA
1.1 PAUTA
Geral DO IFPI
Geral DO IFPI
- Garantia da participação dos professores no
planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam transformados
em espaço de debate sobre os problemas, desafios e perspectivas da instituição; - Realização de fórum de discussão para definição de
cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos
níveis e modalidades de ensino do IFPI. - Garantir a ampla divulgação e a aplicação rigorosa
da Resolução que normatiza a distribuição da carga horária dos professores; - Garantir que os professores ministrem somente
disciplinas dentro de sua competência específica; - Implementação e funcionamento regular dos
Colegiados de Cursos, com o efetivo exercício de suas atribuições regimentais,
dentre os quais a elaboração e discussão das ementas dos cursos; - Reformulação da organização didática do IFPI –
construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade
(professores, estudantes e técnicos); - Criação de Coordenações organizadas por áreas do
conhecimento e do Ensino Médio Integrado ao Técnico nos Campi que ainda não possuem essa coordenação; - Funcionamento efetivo do Conselho de Classe, em
reuniões bimestrais, como estabelece a Organização Didática; - Garantia de construção de um plano de capacitação
dos professores para o uso de Novas Tecnologias, em cada campus e com oferta regular. - Construção de um plano de formação continuada para
os professores do IFPI; - Constituição de um grupo de trabalho para
realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos
estudantes do IFPI; - Implementação de um plano de divulgação permanente
sobre a oferta e o funcionamento dos cursos do IFPI para a comunidade; - Instalação de sistemas de som em todos os campi,
utilizando-o com finalidades pedagógicas. - Ampliação da oferta de MINTER’s e DINTER’s,
possibilitando o afastamento dos professores para cursarem Mestrado/ Doutorado.
1.2 – PAUTAs
locais
DOS CAMPI
locais
DOS CAMPI
1.2.1
TERESINA-CENTRAL
TERESINA-CENTRAL
- Garantir autonomia
para a equipe pedagógica do campus Teresina Central, para
que a equipe oriente a ação pedagógica da Instituição; - Garantia do
funcionamento integral da biblioteca aos sábados e no período das férias; - critérios
públicos e democráticos, bem como a priorização da dimensão pedagógica dessa
atividade.
1.2.2 TERESINA-ZONA SUL
- Fortalecimento do caráter avaliativo dos Encontros
Educacionais em relação ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior,
produzindo diagnósticos e perspectivas para o ano letivo iniciado pelo
Encontro. - Construção da programação do Encontro
Educacional também a partir de pautas sugeridas pelos professores à Coordenação
Pedagógica. - Aquisição de Kit’s
didático-experimentais para as áreas de Física, Química, Biologia. - Contratação de novos professores efetivos de
Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de
dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio; - Contratação de um professor efetivo de Espanhol
para o campus.
1.2.3
FLORIANO
FLORIANO
- Discussão da Organização Didática com adaptação às peculiaridades do Campus.
- Planejamento dos programas de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e
Doutorado) que contemple a atual demanda de professores do Campus Floriano, estabelecendo critérios de seleção, prioridades e
liberação dos professores para tais capacitações; - Criação de uma comissão para analise dos processos de liberação para
qualificações. - Garantir a contratação de professores substitutos para que as
capacitações ocorram de maneira satisfatória sem prejuízo do ensino e das
demais atividades; - Rediscussão da avaliação de recuperação paralela em turno contrário
abordando as implicações trabalhistas, no que diz respeito ao trabalho em três
turnos. - Rediscussão do ocorrência das aulas em turno contrário no que diz
respeito aos horários de fim do turno matutino e início do turno vespertino,
que restringe a apenas 01 hora o tempo disponível para almoço de professores e
alunos, situação bastante denunciada por
ambas as classes. - Rediscutir o uso
livros velhos no campus. Além da
qualidade dos livros se questionou a independência do campus na escolha dos livros didáticos a serem adotados. - Discussão sobre o
Desmembramento do Código INEP. - Desmembramento
Código INEP geral do IFPI do
específico para o Campus de Floriano
– para conhecimento do desempenho e qualidade de ensino do campus – poder de decisão na escolha de livros
Ensino Superior
- Mais professores
efetivos no campus visando solucionar
a situação atual do curso de Biologia. - Regulamentação do
TCC através da elaboração de normas que definam modelos, padrões e prazos. - Realização da
prática de docência dos cursos de licenciatura (Matemática e Biologia) no
próprio campus.
1.2.4
PARNAÍBA
PARNAÍBA
- Critérios objetivos para distribuição de
horário entre os professores; - Discussão das ementas das disciplinas nos
colegiados dos cursos; - Construção de um plano de formação continuada
para os professores do IFPI.
1.2.5 PIRIPIRI
- Garantir
a autonomia do Campus na definição da
oferta dos cursos a serem ofertados; - Ofertar
cursos superiores em outros horários; - Ofertar
cursos superiores em outras áreas; - Assegurar
a participação dos professores em todas as fases de elaboração da oferta de
novos cursos (pesquisa, definição da oferta e elaboração do projeto
político-pedagógico); - Atualização
dos projetos dos cursos ofertados hoje pelo campus; - Implantação
de laboratórios de Física, Química, Matemática e Biologia; - Atualização
e ampliação do acervo da biblioteca; - Realização
de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a
comunidade.
1.2.6
ANGICAL
ANGICAL
- Garantir as condições necessárias para realização
de aulas práticas alunos dos cursos médios integrados, visto que os alunos do
3º ano de Administração jamais tiveram aulas práticas. - Encontros
pedagógicos com pautas claras e objetivas, divulgadas antecipadamente. - Realização
de encontros para apresentação e funcionamentos dos cursos do IFPI para a
comunidade.
1.2.7 PICOS (*)
1.2.8 PAULISTANA (*)
1.2.9 CORRENTE (*)
1.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
1.2.11 URUÇUÍ (*)
II – DIMENSÃO DA
INFRAESTRUTURA
INFRAESTRUTURA
2.1 PAUTA
Geral DO IFPI
Geral DO IFPI
- Ampliação do acervo da Biblioteca por áreas de
conhecimento e modalidades de ensino em todos os campi do IFPI; - Garantia do controle dos fatores determinantes das
condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem
qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
como a implantação da remuneração das mesmas; - Implantação de
salas de trabalho para os professores agrupadas por núcleos
disciplinares, destinadas ao estudo, orientações, pesquisas,
planejamento de ensino e demais atividades extra-classe; - Condições adequadas de funcionamento dos novos
cursos, especialmente nos campi do
interior, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade, seu
trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa
no IFPI, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e setores
administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento
eficiente de projetos e convênios; - Implantação de um Sistema de segurança
para todos os campi do IFPI.
2.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
locais DOS CAMPI
2.2.1
TERESINA-CENTRAL
TERESINA-CENTRAL
- Disponibilidade de sala para funcionamento das
monitorias dos diversos cursos; - Estruturação dos laboratórios dos cursos
(contratação de pessoal técnico responsável, material necessário); - Construção de banheiros para professores(as) em
cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos. - Ampliação do estacionamento do campus Teresina Central;
- Condições de funcionamento para as atividades
acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
(ampliação do horário de funcionamento da biblioteca, funcionamento do
refeitório no horário noturno); - Ampliação do número de refeições servidas no
refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
privilégio na fila do refeitório; - Garantia de laboratórios equipados e específicos
para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e
Botânica, Informática, etc. - Garantia de Laboratório de Informática para os
alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
etc. - Ampliação do acervo de livros da biblioteca central
do IFPI; - Reforma imediata das salas de aula do Prédio C do campus Teresina Central, visto que as
mesmas estão funcionando com fios desencapados; - Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C do campus Teresina Central, com garantia de
preços acessíveis aos estudantes do IFPI; - Imediata reativação do serviço de reprodução de
textos no IFPI (cópias).
2.2.2 TERESINA-ZONA SUL
- Construção de um espaço de convivência para os
alunos do Campus Teresina Zona Sul. - Construção de um auditório adequado às demandas do Campus.
- Construção de banheiros privativos para os
professores, com chuveiros e estrutura adequada à permanência na instituição. - Construção de um novo prédio no do Campus Teresina Zona Sul, que atenda às
crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas
no Campus. - Cobertura do estacionamento do Campus Teresina Zona Sul.
- Melhoria da infraestrutura da rede de informática
do Campus Teresina Zona Sul. - Destinação de um Laboratório de Informática
exclusivo para o curso de Licenciatura Plena em Informática do Campus Teresina Zona Sul. - Melhoria na logística de compras (equipamentos,
utensílios, insumos); - Reforma do laboratório de Cozinha (sistema de
refrigeração, hidráulico, elétrico, gás); - Construção de laboratório para a área de Cozinha
que atenda a grande demanda atual (08
turmas regulares, programa Mulheres Mil, PRONATEC e CERTIFIC). - Contratação de mais um motorista para o campus.
- Implantação de uma academia de ginástica para os
servidores do campus. - Atualização do link
do Campus Teresina-Zona Sul no site
do IFPI.
2.2.3
FLORIANO
FLORIANO
- Troca imediata das lousas e carteiras das salas de aulas do IFPI – Campus Floriano. Os alunos reivindicam
que estas mudanças aconteçam o mais breve possível em virtude de as lousas
estarem em mau estado de conservação, o que prejudica a aula e de as carteiras
serem completamente inadequadas a jovens e adultos. - Implantação, Reestruturação e Ampliação de Laboratórios.
- Adaptação dos laboratórios de informática para o uso de notebooks,
situação já bastante frequente no campus.
Laboratório específico para Redes e Manutenção. - Laboratório específico para o curso de Matemática. Com computadores
disponíveis para a implementação de estudos mais avançados. - Desbloqueio imediato da banda de internet da Escola à páginas de redes
sociais e repositórios de vídeos, no caso, Youtube. Esta reivindicação foi
também fortemente defendida pelo C.A. de TADS. - Mudanças na rede de internet da instituição para que contemple todos os
ambientes da instituição. - Ampliação do número de computadores, na biblioteca, para uso da
comunidade em geral. - Construção de Canteiro de Obras para o Curso de Edificações.
- Aquisição de ônibus adequado para viagens técnicas. Os ônibus do campus são do tipo coletivo e deveriam
ser usados para transporte dos alunos das várias regiões da cidade para aulas e
atividades da escola, sendo seu uso apenas dentro do município. - Transporte gratuito para os alunos do Campus.
2.2.4 PARNAÍBA
- Implantação de salas de trabalho para os
professores (estudo, orientação, pesquisas, planejamento…); - Estruturação dos laboratórios dos cursos
(contratação de pessoal técnico responsável, material necessário); - Garantia do controle dos fatores
determinantes das condições de insalubridade, periculosidade e que representem
qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
como a implantação da remuneração das mesmas; - Condições adequadas de funcionamento dos
novos cursos, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade,
seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Instalação de uma impressora na sala dos
professores, programada com um número específico de cópias mensais para cada
professor.
2.2.5 PIRIPIRI
- Fazer o isolamento acústico do auditório e da
biblioteca; - Disponibilizar mais um micro-ônibus para o campus;
- Possibilitar o funcionamento do refeitório no
período noturno; - Garantir a constante presença do médico e do
enfermeiro no campus; - Assegurar a gratuidade dos serviços
odontológicos; - Disponibilizar uma ambulância para o campus;
- Efetivar a concessão do auxílio transporte.
2.2.6 ANGICAL
- Aumento do número de salas de aulas
disponíveis no contraturno (tarde) para realização de atividades de ensino
e aprendizagens com os estudantes do campus. - Construção de laboratórios de informática que com
capacidade para uma turma de alunos completa, visto que atualmente as condições
de funcionamento não favorece o processo de ensino e aprendizagem. - Finalização urgente das obras dos laboratórios de
Química e Física; - Antecipar a construção dos espaços necessários para
implantação dos laboratórios do curso Técnico em Alimentos. - Expansão da Capacidade da internet
- Garantir o funcionamento do Refeitório o período
diurno, com almoço e noturno com o Jantar. - Melhorar a qualidade nutricional da
alimentação servida no refeitório. - garantir a construção e efetivo funcionamento dos
laboratórios dos cursos de licenciaturas do campus. - Salas
de estudo individualizadas para professores - Montagem
dos laboratórios; - Garantir
a permanência dos alunos no refeitório enquanto não for construída uma área de
convivência para os alunos do campus.
2.2.7 PICOS
- Melhora
da infraestrutura de TI envolvendo os seguintes pontos:
a.
Cronograma
realista da implantação do novo sistema Acadêmico, para finalmente
sairmos da idade da pedra;
Cronograma
realista da implantação do novo sistema Acadêmico, para finalmente
sairmos da idade da pedra;
b.
Disponibilização
de impressora para sala dos professores;
Disponibilização
de impressora para sala dos professores;
c.
Fim
da censura a sites da Internet, para
professores, que dificulta o acesso a arquivos e vídeos e programas, pois os
professores necessitam deste tipo de material para suas aulas. Neste sentido, o
responsável pela parte de TI do instituo poderia um controle de acesso que
permitiria acessos diferenciados para alunos e professores;
Fim
da censura a sites da Internet, para
professores, que dificulta o acesso a arquivos e vídeos e programas, pois os
professores necessitam deste tipo de material para suas aulas. Neste sentido, o
responsável pela parte de TI do instituo poderia um controle de acesso que
permitiria acessos diferenciados para alunos e professores;
d.
Pontos
de acesso wireless (Hotspots) que
cubram todas as salas de aula pelo menos.
Pontos
de acesso wireless (Hotspots) que
cubram todas as salas de aula pelo menos.
- Melhoria
da qualidade das refeições servidas no restaurante comunitário (não é só por
que é gratuito ou de baixo preço que deve ser ruim);
2.2.8 PAULISTANA (*)
2.2.9
CORRENTE (*)
CORRENTE (*)
2.2.10
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
2.2.11
URUÇUÍ (*)
URUÇUÍ (*)
III – DIMENSÃO DA
GESTÃO
GESTÃO
3.1 PAUTA
Geral
DO IFPI
Geral
DO IFPI
- Realização de reuniões com os chefes de
departamentos, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da
instituição; - Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as e de professores que estejam com a carga
horária sobrecarregada; - Contratação de professores substitutos
limitada às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de
professor na carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou
demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente,
licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU; - Implementação da Lei que obriga a presença das
disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio, em todos os campi do IFPI; - Contratação de novos professores efetivos de
Sociologia e de Filosofia para a aplicação da regulamentação do conselho de
dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio; - Garantir a Constituição de um Fórum de Discussão
sobre ENEM para avaliar o impacto do exame no IFPI; - Regulamentar a forma de participação de
professores, alunos e técnico-administrativos em eventos científicos, culturais
e esportivos, estabelecendo critérios públicos, democráticos e isonômicos para
a concessão de passagens e diárias. - Construção de um plano de capacitação para a
Pós-graduação dos professores, de forma democrática, com a participação da
representação dos professores.
3.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
locais DOS CAMPI
3.2.1 TERESINA-CENTRAL
- Realização de Concursos Públicos específicos para
as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros Institutos
Federais, caso do IFMA; - Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as; - Definição democrática de critérios públicos para a
distribuição interna de recursos e de cargos; - Criação de um Conselho de Pós-Graduação para
avaliar e deliberar sobre os cursos de Pós-Graduação do IFPI.
3.3.2 TERESINA-ZONA
SUL
SUL
- Realização de um encontro dos setores administrativos a cada início de
semestre, destinado ao planejamento estratégico e à socialização das
atribuições de cada um dos setores, para uma comunicação e integração eficiente
das atividades administrativas - Contratação de servidores técnico-administrativos
para suprir as carências em diversos setores (assistente de biblioteca,
assistente de alunos, médico, dentista, laboratoristas e informática,
panificação e saneamento). - Criação de um plano de capacitação para os
servidores técnico-administrativos
3.3.3 FLORIANO
- Realização de reuniões periódicas entre os departamentos do setor
administrativo e a comunidade acadêmica, para a discussão dos problemas do campus. - Planejamento da liberação/participação de professores em eventos locais
e nacionais, ou internacionais como congressos, fóruns e outros que contribuam
para a qualificação e atualização do professor. - Lei de Transparência – publicidade dos atos da reitoria e direção geral,
sendo estes publicados em meios eletrônicos e em diários oficiais disponíveis. - Aprimoramento da comunicação interna do Campus relativa a realização de eventos, atividades de extensão e
informes de modo geral.
3.3.4 PARNAÍBA
- Definição democrática de critérios públicos
para a distribuição interna de recursos e de cargos; - Levantamento dos eventos científicos, por áreas
dos cursos do IFPI, no início do ano, bem como o estabelecimento de critérios
democráticos e públicos para participação dos professores nesses eventos. - Consultar os professores para o preenchimento
das vagas de diretor de ensino e diretor administrativo;
3.3.5 PIRIPIRI
- ·
Assegurar recursos próprios e autonomia para
os projetos de extensão;
3.3.6 ANGICAL
- Critérios
públicos e democráticos para a distribuição das diárias; - Prestação
de contas pública dos gastos do campus. - Maior divulgação, por parte da Direção, das
decisões tomadas o campus, - Diminuição da burocracia para que os professores,
técnicos e estudantes possam participar de eventos representando o campus. - Definição de critérios públicos, democráticos e
transparentes para a liberação de diárias para viabilizar a participação de
professores, estudantes e técnicos em eventos científicos. - Realização de reunião com Administração superior do
IFPI para tratar dos graves problemas do curso de informática - Contratação de mais professores para os cursos
de licenciatura Física e Matemática.
3.3.7 PICOS
- Regras claras para que os professores possam ter
acesso a diárias quando necessitarem se qualificar em cursos e congressos e
eventos em geral; - Regras para afastamento de professores quando
cursarem mestrados e doutorados; - Clareza nos critérios para indicação de chefias (é
por indicação política ou mérito);
3.3.8 PAULISTANA (*)
3.3.9 CORRENTE (*)
3.3.10
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
3.3.11
URUÇUÍ (*)
URUÇUÍ (*)
IV – DIMENSÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA
4.1 PAUTA Geral DO IFPI
- Garantia de que o caráter público do Instituto
Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da
atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento
e do regramento das relações de trabalho; - Instituição, Democratização e Valorização dos
colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida
acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em
estágio probatório e os dos campi do
interior; - Definição de normas institucionais (estatuto,
regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe
toda a comunidade envolvida; - Escolha democrática, por meio de eleições direta
com voto universal para todos os cargos direção do IFPI (reitor,
diretores geral e de ensino coordenadores dos cursos, chefes de
departamentos, etc), com garantia de respeito aos resultados dos
processos eleitorais; - Garantia do direito de divergir e o fim das
práticas de perseguição aos professores e estudantes que se posicionam na
luta em defesa da educação pública. - Combate ao assédio moral, causa crescente de
doenças físicas e psíquicas dos docentes, denunciando sua
ocorrência ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho; - Realização de fóruns de discussão para definição da
implantação de novos cursos no IFPI; - Cumprimento
rigoroso dos editais de remoção de professores e técnicos, em conformidade
com normas específicas que tratam da questão e com critérios públicos e
democráticos.
4.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
locais DOS CAMPI
4.2.1 TERESINA-CENTRAL
4.2.2 TERESINA-ZONA
SUL
SUL
- Garantia da realização de eleições diretas para a
Direção Geral do Campus Teresina Zona
Sul. - Eleições para Coordenadores dos Cursos/ Eixos
Tecnológicos.
4.2.3 FLORIANO
- Escolha democrática, por meio de
eleição direta, de todos os cargos de coordenação de curso e diretoria de
ensino do IFPI, pois estes tem ligação direta com a comunidade acadêmica. - Definição de regras claras e que haja transparência na contemplação de
projetos para viagens técnicas. - Discussão democrática no uso e na distribuição dos recursos financeiros.
4.2.4 PARNAÍBA
4.2.5 PIRIPIRI
- Assegurar a escolha democrática, por meio de
eleições, para todos os cargos e funções do campus; - Garantir a clareza nos critérios de nomeação
das bancas avaliadoras de concursos, bem como a rotatividade dos seus membros;
4.2.6 ANGICAL (*)
4.2.7 PICOS (*)
4.2.8 PAULISTANA (*)
4.2.9 CORRENTE (*)
4.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
4.2.11 URUÇUÍ (*)
V – DIMENSÃO DAS
RELAÇÕES DE TRABALHO
RELAÇÕES DE TRABALHO
5.1 PAUTA Geral DO IFPI
- Garantia das condições adequadas para que o
exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão
unitário de qualidade; - Eliminação de todas as formas de precarização do trabalho
docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em sala de
aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas quantitativas,
posto que descaracterizam a carreira e prejudicam a qualidade do trabalho
docente; - Impedimento de qualquer tipo de contrato precário
de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência de
responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou
técnicos-administrativos; - Garantir transparência na divulgação das ações
administrativas em todas as instâncias do IFPI, divulgando eficazmente as
informações para que toda a comunidade possa conhecer e se posicionar sobre as
diversas questões que envolvem a administração da instituição. - Permanência efetiva dos Diretores Gerais dos campi do IFPI no interior, como forma de
garantir o pleno acompanhamento das atividades e dos problemas cotidianos
destes campi, podendo assim agilizar
o atendimento das demandas da comunidade escolar.
5.2 PAUTAs
locais DOS CAMPI
locais DOS CAMPI
5.2.1 TERESINA-CENTRAL (*)
5.2.2 TERESINA-ZONA
SUL (*)
SUL (*)
5.2.3 FLORIANO (*)
5.2.4 PARNAÍBA (*)
5.3.5 PIRIPIRI (*)
Valorizar
o professor na estrutura organizacional interna do campus;
o professor na estrutura organizacional interna do campus;
5.2.6 ANGICAL (*)
5.2.7 PICOS (*)
5.2.8 PAULISTANA (*)
5.2.9 CORRENTE (*)
5.2.10 SÃO RAIMUNDO NONATO (*)
5.2.11 URUÇUÍ (*)
PAUTA LOCAL DOS
ESTUDANTES
ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-CENTRAL
REFEITÓRIO
- Contratação
de funcionários para organizar a fila no horário do almoço e também para
melhoria da prestação do serviço; - Estabelecimento
do horário diário do almoço para as 11h30; - Acabar
com privilégios na fila, tanto por parte de alunos bem como de servidores.
Sugere-se o atendimento proporcional (X número de servidores para Y número de
alunos); - Serviço
de jantar a partir das 17h30, tendo em vista que muitos estudantes têm jornadas
duplas ou triplas de trabalho e estudo, e esta já é uma reivindicação de muito
tempo dos mesmos.
LANCHONETE
- Reativação
da lanchonete no térreo do prédio C.
COPIADORAS
- Reativação
do serviço de copiadoras a preço de custo e/ou preço no nível de mercado; - Bolsa
de auxílio Xerox.
LABORATÓRIOS
- Reforma
imediata dos laboratórios; - Ativação
dos laboratórios já existentes e que não estão em funcionamento; - Manutenção
contínua e equipamentos modernos, de acordo com os avanços tecnológicos de cada
área de estudo do IFPI.
BIBLIOTECA
- Aumento
do acervo de livros; - Implantação
do serviço de biblioteca multimídia; - Funcionamento
da biblioteca nas férias, pelo menos nos horários da manhã e tarde.
POLÍTICO-PEDAGÓGICO
- Contratação
de mais professores efetivos; - Reformulação
e análise da organização didática com a participação de todos os segmentos que compõem
a comunidade acadêmica; - Contratação
de bolsistas em regime de estágio; - Bolsa
permanência;
- Garantia
de ônibus para encontros dos estudantes sem restrição de quilometragem; - Transporte
para eventos acadêmicos com financiamento pelo IFPI; - Acesso
à internet de qualidade a todos
DEMOCRATIZAÇÃO
- Eleições
para coordenador de curso com paridade entre professores, técnicos e alunos ou
voto universal; - Eleições
diretas para reitor e diretor de campus com voto universal; - Reuniões
bimestrais do Conselho de Classe com a presença dos representantes de turma.
PAUTA LOCAL DOS ESTUDANTES
CAMPUS TERESINA-ZONA SUL
GERAIS
- Ampliação do Campus com a construção do Auditório,
área de convivência, mais salas, visto que o campus não dispõe de espaços para a realização das mais variadas
atividades acadêmicas; - Melhorias no setor
de saúde do Campus, uma vez que não
há espaço suficiente para um bom atendimento ao corpo discente; - Adequação dos
laboratórios, tendo em vista a falta de manutenção e materiais para o
funcionamento dos mesmos; - Aprimoramento e
ampliação dos projetos de extensão em incentivo à pesquisa e desenvolvimento
tecnológico; - Criação de
oficinas com intuito de promover uma maior fixação dos conhecimentos adquiridos
em sala; - Substituição das
carteiras por outras mais confortáveis e ergonomicamente adequadas aos alunos; - Implementação de
uma política de assistência estudantil que garanta os seguintes benefícios:
moradia/alojamento estudantil, auxilio transporte, bolsa trabalho, bandejão
gratuito em todos os campi do IFPI,
creche em todos os campi.
ESPECÍFICAS
- Aulas de
aprofundamento; - Implantação de
simulados mensais bem como a preparação dos alunos para provas, concursos,
vestibulares e ENEM; - Retorno dos
Laboratórios de Redação, excluídos das atividades acadêmicas pela falta de
espaço par a realização dos mesmos; - Criação do
Laboratório de Física; - Semana de
tecnologia da construção, exposição de trabalhos e pesquisas desenvolvidos
pelos alunos em conjunto com professores. - Criação de um
departamento de engenharia onde alunos e professores poderão desenvolver juntos
os projetos de infraestrutura do Campus. - Semana de
tecnologia na área de Saneamento para melhor compreensão dos conhecimentos
adquiridos em sala; - Atualização dos softwares específicos para cada curso.
* OBSERVAÇÃO:
Os itens da pauta em que o espaço de um ou mais campi permance em branco devem-se à convergência da pauta daquele campus com a pauta geral do IFPI ou ao não envio da pauta local pelo campus .
SINDIFPI – SINDICATO DOS DOCENTES DO IFPI – FILIADO AO ANDES-SINDICATO NACIONAL E À CSP-CONLUTAS/CENTRAL SINDICAL E POPULAR
Este comentário foi removido pelo autor.
Na parte de infraestrutura o Campus Angical Está precisando de uma pintura sendo que está descascando, as maçanetas estão danificadas que ocasionaram situações constrangedoras nos estudantes deixando-os presos nas salas de aula, precisa-se de uma otro médico pois há apenas um que não está disponivel(carga horaria de 20 h) em todos os dias da semana, alem de uma área de convivencia. Necessita-se de aparelhos odontologicos para o pleno funcionamento do serviço de odontologia.
Nós gostaríamos que na assembléia tivéssemos optado em permanecer na greve enquanto o Comando Nacional de Greve-CNG tentava alguma coisa pelo Congresso Nacional. E esperando o CNG estabelecer os dias da saída (a saída unificada, antiga tática chinesa de guerra!). Em nossa avaliação, esperávamos de dez a vinte dias para isto. Entretanto, o CNG resolveu antecipar a saída para o período 17/09-21/09 de 2012. Não entendi o motivo, só sei que os jornais estão noticiando um dinheirão para as forças armadas e, para os militares, um reajuste de 30%. É muito justo, pois, tal como nós, estão em defasagem. Mas… E nós?
Voltando à greve. Antes da assembléia, o que lemos no sítio do ANDES-SN recomendava a continuação e, esta coerência, era o que gostaríamos de manter. No entanto, como Deus às vezes escreve certo por linhas tortas (ou o caos possui sua ordem, para os ateus!), a decisão do CNG restabeleceu a coerência e a unanimidade fática das vontades manifestadas de todos os professores que participaram daquela assembléia. Seremos os últimos a sair da greve. Isto é bom e prova o que sempre dissemos: este sindicato nasceu mais revolucionário que o próprio ANDES-SN. Afinal, está escrito na sua ata de fundação, a qual escrevemos com a própria munheca, que ele pode ir além do ANDES-SN, mas, jamais, ficar aquém deste.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Presidente Fundador do SINDIFPI.
Perfeita a sua reivindicação, Marcos Jr. Não podemos "relaxar" em relação às coisas importantíssimas do dia-a-dia. Quando fui presidente do sindicato tive a sua mesma preocupação em relação ao serviço médico que, às vezes, não funcionava em certos horários, mormente aos sábados. Briguei até por latrinas nos pavimentos, caro colega.
Lossian Barbosa Bacelar Miranda – Professor do "campus" Teresina Central/IFPI.
Dinheirão é por que voçê não sabe quanto é um soldo de um militar!
pois é num é o seu filho que está a 4 meses sem aula!