SINDIFPI
Pauta Local de Reivindicações
dos Professores e Estudantes por valorização docente e melhoria nas condições
de trabalho no Instituto Federal de
Ciência e Tecnologia do Piauí _ Contribuição dos Professores e Estudantes do IFPI -Teresina Central
dos Professores e Estudantes por valorização docente e melhoria nas condições
de trabalho no Instituto Federal de
Ciência e Tecnologia do Piauí _ Contribuição dos Professores e Estudantes do IFPI -Teresina Central
A
Pauta local será
discutida e aprovada num encontro com professores e estudantes, depois
de aprovada será protocolada junto à Administração Superior da IFPI,
com a
definição de uma agenda de debates durante o movimento de greve.
Pauta local será
discutida e aprovada num encontro com professores e estudantes, depois
de aprovada será protocolada junto à Administração Superior da IFPI,
com a
definição de uma agenda de debates durante o movimento de greve.
1)
Dimensão
– Político-Pedagógica:
Dimensão
– Político-Pedagógica:
·
Atuação efetiva da equipe pedagógica do IFPI.
Atuação efetiva da equipe pedagógica do IFPI.
·
Discussão das ementas das disciplinas nos
colegiados dos cursos;
Discussão das ementas das disciplinas nos
colegiados dos cursos;
·
Garantia da participação dos professores no
planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam transformados em espaço de debate sobre os problemas,
desafios e perspectivas da instituição;
Garantia da participação dos professores no
planejamento dos Encontros Pedagógicos; e que estes sejam transformados em espaço de debate sobre os problemas,
desafios e perspectivas da instituição;
·
Realização de fórum de discussão para definição
de cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos
níveis e modalidades de ensino do IFPI.
Realização de fórum de discussão para definição
de cumprimento da carga horária máxima e a atuação dos professores nos diversos
níveis e modalidades de ensino do IFPI.
·
Garantia de construção de um plano de
capacitação dos professores para o uso de Novas Tecnologias;
Garantia de construção de um plano de
capacitação dos professores para o uso de Novas Tecnologias;
·
Definição de Critérios objetivos para
distribuição de horário entre os professores;
Definição de Critérios objetivos para
distribuição de horário entre os professores;
·
Construção de um plano de formação continuada
para os professores do IFPI;
Construção de um plano de formação continuada
para os professores do IFPI;
·
Reformulação da organização didática do IFPI –
construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade (professores,
estudantes e técnicos);
Reformulação da organização didática do IFPI –
construída de forma democrática, com a participação efetiva da comunidade (professores,
estudantes e técnicos);
·
Garantia do funcionamento integral da biblioteca
no período das férias;
Garantia do funcionamento integral da biblioteca
no período das férias;
·
Garantia da constituição de um grupo de trabalho
para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos
estudantes do IFPI.
Garantia da constituição de um grupo de trabalho
para realização de um estudo aprofundado sobre a metodologia de avaliação dos
estudantes do IFPI.
·
Realização de encontros para apresentação e
funcionamentos dos cursos do IFPI para a comunidade.
Realização de encontros para apresentação e
funcionamentos dos cursos do IFPI para a comunidade.
·
Definição da política clara para realização das
visitas técnica, com estabelecimento de critérios públicos e democráticos, bem
como a priorização da dimensão pedagógica.
Definição da política clara para realização das
visitas técnica, com estabelecimento de critérios públicos e democráticos, bem
como a priorização da dimensão pedagógica.
·
Utilização do sistema de som de forma
pedagógica.
Utilização do sistema de som de forma
pedagógica.
2)
Dimensão
de infraestrutura:
Dimensão
de infraestrutura:
·
Implantação de Bibliotecas setoriais
(licenciaturas, tecnologias…);
Implantação de Bibliotecas setoriais
(licenciaturas, tecnologias…);
·
Disponibilidade de sala para funcionamento das
monitorias dos diversos cursos;
Disponibilidade de sala para funcionamento das
monitorias dos diversos cursos;
·
Implantação de salas de trabalho para os
professores (estudo, orientação, pesquisas, planejamento…);
Implantação de salas de trabalho para os
professores (estudo, orientação, pesquisas, planejamento…);
·
Estruturação dos laboratórios dos cursos (contratação
de pessoal técnico responsável, material necessário);
Estruturação dos laboratórios dos cursos (contratação
de pessoal técnico responsável, material necessário);
·
Construção de banheiros para professores(as) em
cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos.
Construção de banheiros para professores(as) em
cada andar e melhoria dos banheiros dos alunos.
·
Garantia do controle dos fatores determinantes
das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem
qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
como a implantação da remuneração das mesmas;
Garantia do controle dos fatores determinantes
das condições de insalubridade, periculosidade, penosidade e que representem
qualquer tipo de risco à saúde dos docentes em suas atividades acadêmicas, bem
como a implantação da remuneração das mesmas;
·
Ampliação do estacionamento do campus Teresina
Central;
Ampliação do estacionamento do campus Teresina
Central;
·
Condições de funcionamento para as atividades
acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
(ampliação do horário de funcionamento da biblioteca, funcionamento do refeitório no horário
noturno);
Condições de funcionamento para as atividades
acadêmicas noturnas idênticas àquelas oferecidas durante os expedientes diurnos
(ampliação do horário de funcionamento da biblioteca, funcionamento do refeitório no horário
noturno);
·
Ampliação do número de refeições servidas no
refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
privilégio na fila do refeitório;
Ampliação do número de refeições servidas no
refeitório, com estabelecimento de critérios para uso do mesmo, bem como fim do
privilégio na fila do refeitório;
·
Garantia de laboratórios equipados e específicos
para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e Botânica,
Informática, etc.
Garantia de laboratórios equipados e específicos
para atender as diferentes especificidades dos cursos do IFPI: Zoologia e Botânica,
Informática, etc.
·
Condições adequadas de funcionamento dos novos
cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica
possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes,
implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão;
Condições adequadas de funcionamento dos novos
cursos, especialmente nos campi do interior, para que a comunidade acadêmica
possa desenvolver, com qualidade, seu trabalho, que, em relação aos docentes,
implica no respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão;
·
Garantia de Laboratório de informática para os
alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
etc.
Garantia de Laboratório de informática para os
alunos do IFPI com acesso à internet para realização de pesquisa, trabalhos,
etc.
·
Ampliação da infraestrutura necessária à
pesquisa nas IFES, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e
setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento
eficiente de projetos e convênios;
Ampliação da infraestrutura necessária à
pesquisa nas IFES, incluindo laboratórios, equipamentos, logística, pessoal e
setores administrativos da própria instituição com capacidade de gerenciamento
eficiente de projetos e convênios;
·
Ampliação do acervo de livros da biblioteca
central do IFPI.
Ampliação do acervo de livros da biblioteca
central do IFPI.
·
Garantia de implantação de um Sistema de
segurança para o IFPI – Teresina Central.
Garantia de implantação de um Sistema de
segurança para o IFPI – Teresina Central.
·
Reforma imediata das salas de aula do Prédio C,
visto que as mesmas estão funcionando funcionado com fios desemcapados;
Reforma imediata das salas de aula do Prédio C,
visto que as mesmas estão funcionando funcionado com fios desemcapados;
·
Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C ,
com garantia de preços acessíveis aos estudantes do IFPI.
Imediata reativação da Lanchonete do Prédio C ,
com garantia de preços acessíveis aos estudantes do IFPI.
·
Imediata reativação do serviço de reprodução de
textos no IFPI (cópias)
Imediata reativação do serviço de reprodução de
textos no IFPI (cópias)
3)
Dimensão
– Gestão:
Dimensão
– Gestão:
·
Realização de reuniões com os feches de
departamento, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da
instituição.
Realização de reuniões com os feches de
departamento, diretores e professores do IFPI para discussão dos problemas da
instituição.
·
Realização de Concursos Públicos específicos
para as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros
Institutos Federais, caso do IFMA.
Realização de Concursos Públicos específicos
para as disciplinas dos cursos, seguindo o que já vem sendo feito em outros
Institutos Federais, caso do IFMA.
·
Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as;
Realização de Concurso Público imediato para
contratação de Professores para suprir as necessidades dos cursos que estão com
várias disciplinas sem professores/as;
·
Definição democrática de critérios públicos para
a distribuição interna de recursos e de cargos;
Definição democrática de critérios públicos para
a distribuição interna de recursos e de cargos;
·
Contratação de professores substitutos limitada
às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na
carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão,
falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e
afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
Contratação de professores substitutos limitada
às situações eventuais de excepcionalidade para suprir a falta de professor na
carreira, por prazo determinado, decorrente de exoneração ou demissão,
falecimento, aposentadoria, afastamento para qualificação docente, licenças e
afastamentos previstos na Lei 8.112 – RJU;
·
Implementação da Lei que obriga a presença das
disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio,
Implementação da Lei que obriga a presença das
disciplinas Sociologia e Filosofia no currículo do Ensino Médio,
·
Aplicação da regulamentação do conselho de
dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio, o que implica a contratação de novos
professores;
Aplicação da regulamentação do conselho de
dirigentes do IFPI que ampliou a carga-horária das disciplinas de Sociologia e
Filosofia no primeiro e segundo ano do ensino médio, o que implica a contratação de novos
professores;
·
Levantamento dos eventos científicos, por áreas dos cursos
do IFPI, no início do ano, bem como o estabelecimento de critérios democráticos
e públicos para participação dos professores nesses eventos.
Levantamento dos eventos científicos, por áreas dos cursos
do IFPI, no início do ano, bem como o estabelecimento de critérios democráticos
e públicos para participação dos professores nesses eventos.
·
Construção de um plano de capacitação para a Pós-graduação
dos professores, de forma democrática, com a participação da representação dos
professores.
Construção de um plano de capacitação para a Pós-graduação
dos professores, de forma democrática, com a participação da representação dos
professores.
4) Dimensão da Democratização e Transparência
·
Garantia de que o caráter público do Instituto
Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da
atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento
e do regramento das relações de trabalho;
Garantia de que o caráter público do Instituto
Federal de Educação do Piauí, sua autonomia constitucional e a função social da
atividade docente sejam os elementos definidores das políticas de financiamento
e do regramento das relações de trabalho;
·
Instituição, Democratização e Valorização dos
colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida
acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em
estágio probatório e os dos campi do interior;
Instituição, Democratização e Valorização dos
colegiados dos cursos; com condições equânimes de participação na vida
acadêmico-institucional a todos os docentes, inclusive os substitutos, os em
estágio probatório e os dos campi do interior;
·
Definição de normas institucionais (estatuto,
regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe
toda a comunidade envolvida;
Definição de normas institucionais (estatuto,
regimento e outras) por meio de processos democráticos, dos quais participe
toda a comunidade envolvida;
·
Escolha democrática, por meio de eleições
direta, de todos os cargos direção do IFPI (coordenadores dos cursos, chefes de departamentos, diretores
geral e de ensino, etc), com garantia de
respeito aos resultados dos processos eleitorais.
Escolha democrática, por meio de eleições
direta, de todos os cargos direção do IFPI (coordenadores dos cursos, chefes de departamentos, diretores
geral e de ensino, etc), com garantia de
respeito aos resultados dos processos eleitorais.
·
Garantia do direito de divergir e o fim das práticas
de perseguição aos professores e estudantes que se posicionam na luta em defesa da
educação pública.
Garantia do direito de divergir e o fim das práticas
de perseguição aos professores e estudantes que se posicionam na luta em defesa da
educação pública.
·
Combate
ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes,
denunciando ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
Combate
ao assédio moral, causa crescente de doenças físicas e psíquicas dos docentes,
denunciando ao Ministério Público e às Delegacias do Trabalho;
·
Garantia de realização de fóruns de discussão
para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
Garantia de realização de fóruns de discussão
para definição da implantação de novos cursos no IFPI;
·
Garantia de ditais de remoção de professores e
técnicos, em conformidade com normas
específicas que tratam da questão e com critérios públicos e democráticos.
Garantia de ditais de remoção de professores e
técnicos, em conformidade com normas
específicas que tratam da questão e com critérios públicos e democráticos.
5)
Relações
de Trabalho
Relações
de Trabalho
·
Garantia das condições adequadas para que o
exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão
unitário de qualidade;
Garantia das condições adequadas para que o
exercício do trabalho docente se desenvolva fundamentado no princípio da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em busca do padrão
unitário de qualidade;
·
Eliminação de todas as formas de precarização do
trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em
sala de aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas
quantitativas, posto que descaracterizam a carreira docente e prejudicam a
qualidade do trabalho docente;
Eliminação de todas as formas de precarização do
trabalho docente, tais como: aumento da relação professor/aluno e de horas em
sala de aula, vinculação de parcela do salário ao cumprimento de metas
quantitativas, posto que descaracterizam a carreira docente e prejudicam a
qualidade do trabalho docente;
·
Impedimento de qualquer tipo de contrato
precário de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência
de responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou
técnicos-administrativos;
Impedimento de qualquer tipo de contrato
precário de trabalho, assim como dos mecanismos que impliquem na transferência
de responsabilidades docentes para estudantes de pós-graduação, estagiários ou
técnicos-administrativos;
SINDIFPI – SINDICATO DOS DOCENTES DO IFPI – FILIADO AO ANDES-SINDICATO NACIONAL E À CSP-CONLUTAS/CENTRAL SINDICAL E POPULAR